Doação de órgãos e tecidos humanos

A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.

A equipe do SAECÂNCER entendendo a grande importância da doação de órgãos e tecidos humanos procuram contribuir na divulgação para estimular a doação. Atualmente milhares de pessoas no Brasil, inclusive crianças, contraem doenças cujo único tratamento para salvar vidas e dar qualidade de vida, é a implantação de um órgão ou tecido novo. Doar órgãos é um ato de amor e sensibilidade humana para minimizar o sofrimento. Quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva e com ele resgate-se também a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado.

Uma das novidades trazidas pelo novo regulamento é o benefício dado a crianças e adolescentes na fila de transplantes. Com as novas regras, eles terão preferência na hora de receber órgãos de doadores da mesma faixa etária.

No caso específico dos rins, menores de 18 anos poderão ingressar na lista de transplantes antes mesmo de entrar na fase terminal da doença renal ou de ter indicação para diálise. Também está previstos mecanismos de controle, como a exigência de que os pacientes mantenham suas fichas atualizadas na lista de transplantes, mostrando que estão em condições de receber o órgão ou tecido. Um novo sistema informatizado permitirá que os pacientes consultem sua posição na lista de espera.



Poema de um Doador Anônimo

 Não chamem o meu falecimento de leito da morte, mas de leito da vida.
Dêem minha visão ao homem que jamais viu o raiar do sol, o rosto de uma criança ou o amor nos olhos de uma mulher.
Dêem meu coração a uma pessoa cujo coração apenas experimentou dias infindáveis de dor.
Dêem meu sangue ao jovem que foi retirado dos destroços de seu carro, para que ele possa viver para ver os seus netos brincarem.
Dêem os meus rins às pessoas que precisam de uma máquina para viver de semana em semana.
Retirem meus ossos, cada músculo, cada fibra e nervo do meu corpo e encontrem um meio para fazer uma criança inválida caminhar.
Explorem cada canto do meu cérebro. Retirem minhas células, se necessário, e deixem-nas crescerem para que, um dia, um menino mudo possa ouvir ou gritar em um momento de felicidade ou uma menina surda possa ouvir o barulho da chuva de encontro à sua janela.
Queimem o que restar de mim e espalhe as cinzas ao vento, para ajudarem as flores brotarem.
Se tiverem que enterrar algo, que sejam meus erros, minhas fraquezas e todo o mal que fizeram aos meus semelhantes.
Dêem meus pecados ao diabo. Dêem minha alma a Deus.
Se, por acaso, desejarem lembrar-se de mim, façam-no com ação ou palavra amiga a alguém que precise de vocês.
Se fizerem tudo o que pedi, estarei vivo para sempre.

Robert N. Test - 1978

3 comentários:

GABRIELLE REZENDE disse...

ANDERLY, MEUS PARABENS PELO PROJETO , VINDO DE VOCE SÓ PODERIA SER COISA BOA !!!!!! ABRAÇOS GABRIELLE

Unknown disse...

PARABÉNS MENINOS! Estou muito orgulhosa de vcs!!!
Ficou muito lindo!!!
Amo vcs...saudades!
beijos
Tamara

Soraia da silva lopes disse...

INCRIVEL!!! ótima idéia de vcs! ótimo trabalho! Estou na torcida pra vcs alcaçarem tds os objetivos! sucesso!
aah...LINDO POEMA!
=)

Soraia Lopes!