Câncer de Pênis

Câncer de Pênis

Abordamos nesta matéria uma doença que é pouco falada no meio da sociedade, mas que existe e que se não for tratada de maneira correta e precoce, pode causar estragos irreparáveis, que é o câncer de pênis. Assim como o  câncer de mama, no homem, o câncer de pênis representa um problema de saúde pública atingindo países subdesenvolvidos e desenvolvidos.
 É denominado câncer o conjunto de mais de 100 patologias caracterizadas
pelo crescimento celular desordenado que atinge tecidos e órgãos. O crescimento anormal de células origina o tumor, podendo ser benigno ou maligno - INCA 2008.
O carcinoma espino celular (CEC) – que é o câncer de pênis, são mais freqüentes em homens na sexta década de vida, com idade média de diagnóstico aos 58 anos. São considerados fatores de risco para o câncer de pênis: fimose, doenças sexualmente transmissíveis à baixa renda familiar, hábitos inadequados de higiene e também a baixa escolaridade.


O que fazer para evitar o câncer de pênis?
O Instituto Nacional de Câncer – INCA, aponta como fatores que ajudam a evitar o câncer de pênis como: circuncisão; hábitos adequados de higiene, uso de preservativo durante o ato sexual, condição socioeconômica favorável, o auto-exame como medidas preventivas e boa escolaridade.
Para ajudar no diagnóstico, além do exame físico, são utilizados exames  como: ultra-sonografia, tomografia computadorizada ou imagem de ressonância nuclear magnética.

Como surge essa doença no homem?

 É comum nesse tipo de câncer o aparecimento de uma ferida ou ulcera de difícil cicatrização ou tumor na glande, prepúcio ou corpo do pênis associado ao aparecimento de uma secreção branca denominada de esmegma.

Homem que se cuida não perde o melhor da vida!



Ministério da Saúde

Um comentário:

Unknown disse...

Esse trabalho é fundamental para uma sociedade carente de atitudes que trazem benefícios a uma nação. Conhecimento, ciência, benegnidade nas pesquisas selecionadas e oportunas. Como membro de uma sociedade, eu, Alex, agradeço pelo privilégio de poder buscar informaçõe no site de vocês.

Alex - Multimídia e Bibliotecário